regraDuzentos

É jogado com bolas numeradas de 1 a 15 e branca tacadeira, além da cumbuca com as tampinhas também numeradas de 1 a 15.

Duzentos

É assim chamado porque o objetivo é alcançar-se o exato numero de duzentos pontos. É jogado com bolas numeradas de 1 a 15 e branca tacadeira, além da cumbuca com as tampinhas também numeradas de 1 a 15.

A liberdade neste jogo é total para se visar as bolas. Não existe a seqüência de tacadas como na sinuca tradicional, porém possui regras específicas que norteiam os jogadores.

Regras: As quinze bolas numeradas são colocadas em forma de pirâmide entre os pontos da bola 7 e 6, com a base voltada para a meia-lua, e o jogador sorteado dará a saída também da meia-lua.

Neste jogo não se perde pontos por não se encestar a bola visada. O importante é atingir-se a marca de 180 pontos no mínimo, quando o então (e somente então) retirar-se da cumbuca uma tampinha numerada. Esta tampinha não poderá ser escolhida.

Sua retirada da cumbuca é aleatória e seu valor será somado ao total de pontos assinalados no quadro, e o que faltar para atingir os 200 pontos será o valor da bola (ou bolas) que o jogador necessita para ganhar.