regraPar ou Ímpar

Jogo comum com as numeradas entre dois jogadores, que consiste em se colocar as bolas entre os pontos 7 e da 6 no formato piramidal, sorteando-se quem dará a tacada inicial

Regras

Jogo comum com as numeradas entre dois jogadores, que consiste em se colocar as bolas entre os pontos 7 e da 6 no formato piramidal, sorteando-se quem dará a tacada inicial.

Como existem 15 bolas numeradas, elimina-se, preliminarmente, a bola 1 para igualar-se o numero de bola de cada contendor, pois um deles terá que encestar as bolas impares ou pares.

Será declarado vencedor o jogador o primeiro que conseguir as bolas que lhe couberam por sorte.

A determinação das bolas poderá ser feita através de sorteio ou simplesmente quando um dos jogadores encestar a bola que lhe convier pela primeira vez no jogo: se esta for par, suas bolas serão pares e as impares de seu adversário ou vice-versa.

Poder-se-á jogar par ou impar não eliminando nenhuma bola, ficando desta forma a bola 1 ou 15 como curinga, isto é, somente poderá ser encestada, quando um dos dois, ou os dois já tiverem encestados todas as bolas que lhe couberam por sorte.

Exemplo: Jogador “A” sai com as bolas pares e jogador “B” com as impares, ficado a bola 1 com o coringa. O Jogador que conseguir encestar suas bolas e finalmente encaçapar a bola 1 será o vencedor.

Outra variação de jogo com bolas numeradas é quando a bola 8 é o coringa e somente poderá ser praticado por dois jogadores. Isto porque o jogador “A” ficará, por sorteio feito preliminarmente, com a incumbência de encestar as bolas 1 a 7 e o outro com as bolas de 9 a 15.

Neste caso a bola 8 somente poderá ser encaçapadas quando as bolas determinadas aos jogadores forem eliminadas, quer dizer, encaçapadas. Vale dizer que o jogador que primeiro conseguir encestar suas bolas deverá, o mais rapidamente possível, encestar suas bolas, para ser declarado vencedor.

Outra variação existente é quando houver três jogadores. Também por sorteio, o jogador “A” ficará incumbido de encaçapar as bolas de 1 a15, “B” as bolas de 6 a 10 e o jogador “C” as bolas de 11 a 15. Sairá vencedor o jogador que conseguir encestar suas bolas antes dos outros.

Há variações muito grande em outras regiões do Brasil que não conhecemos e que são inventadas por várias razões, entre elas a necessidade de se acomodar os amigos no jogo, as deformações de jogos por falta de informações e , ainda, as questões de origem cultural implantada no local quando costumes de outros países são levados por imigrantes.

Regras: Existe uma infinidade de regras que alongaria este capitulo inultimente. Entretanto Temos que frisar os principais itens.

1) Regras elementares, sem complicações, pois o jogador poderá matar a bola do adversário diretamente, desde que seja para colocar uma bola sua. Em caso de suicidar ou der uma tacada sem esbarrar, mesmo levemente em qualquer outra bola, levará o jogador faltoso a fazer retornar a mesa uma bola sua que já tenha sido encaçapada.

2) Regras mais rígida poderão ser aplicadas nestes jogos tais como: a) Os jogadores somente poderão visar às bolas que lhes couberem por sorte. Caso, ao darem a tacada, atinja primeiramente uma bola do adversário, esta será retirada da mesa como se encaçapadas houvesse sido e o jogador perderá o direito de continuidade.

Quando uma bola do adversário estiver “na boca” em posição de difícil defesa, o jogador poderá tira-la da posição, indiretamente, quer dizer, jogando numa bola sua para que esta se choque com aquela, evitando, deste modo que o adversário ganhe a partida.

Se por acaso um jogador jogar em sua bola e esta se chocar com a bola do adversário encestando-a, premeditadamente ou não, a jogada é válida e este continuará com a tacada.